Adepará apresenta no Sebrae produtos com potencial para ganhar mercados

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participou, na última quinta-feira, 24, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), em Belém, do evento Move+, com a palestra “Trilhando o Caminho da Internacionalização: Regulamentação para Alimentos, Bebidas e Cosméticos”.

As fiscais agropecuárias Adriele Cardoso, médica veterinária que gerencia o Serviço de Inspeção Animal, e a engenheira agrônoma Joselena Tavares, responsável pela Gerência de Inspeção e Classificação Vegetal, falaram sobre as etapas para a regulamentação de produtos de origem animal e vegetal, desde a documentação necessária para o funcionamento dos estabelecimentos até as adequações das agroindústrias para que elas possam atender a legislação, além dos regulamentos técnicos exigidos e a padronização dos produtos. 

Atualmente a Adepará possui mais de 400 agroindústrias da área vegetal registradas no Serviço Estadual de Inspeção Vegetal, que seguem as normas sanitárias de higiene e passam por inspeção regular das equipes de fiscalização. 

Para a gerente de Inspeção Vegetal, Joselena Tavares, a participação em eventos promovidos pelo Sebrae é fundamental para ampliar o diálogo com instituições parceiras e fortalecer a atuação integrada em prol da formalização, da qualidade sanitária e da valorização dos produtos paraenses.

Foto: Divulgação

“É sempre uma satisfação divulgar o trabalho executado pela Agência, especialmente no que diz respeito ao Serviço Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, que atua na regularização de agroindústrias que processam alimentos como derivados da mandioca, polpas de frutas, sucos e outros produtos tradicionais da nossa biodiversidade. O serviço garante que esses estabelecimentos desenvolvam suas atividades em conformidade com as normas higiênico-sanitárias vigentes, promovendo a segurança dos alimentos e possibilitando a inserção desses produtos no mercado formal, inclusive em programas institucionais de compras públicas. Trata-se de um trabalho técnico e contínuo que valoriza a produção local, fortalece a agricultura familiar e contribui para o desenvolvimento sustentável da economia regional, com base na legalidade e na qualidade sanitária”, destacou .

Na área animal, existem hoje na Adepará 169 estabelecimentos registrados no SIE, sendo 32 no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), permitindo que produtos inspecionados sejam comercializados em todo o país, e 78 estabelecimentos de produtos artesanais de origem animal.

De acordo com a gerente de Inspeção Animal, Adriele Cardoso, a parceria com o Sebrae contribui para ampliar mercado para os produtos paraenses com o selo de inspeção. “A atividade foi de extrema importância para a orientação à rede de atendimento do Sebrae, que são parceiros da Agência no interior do Estado, pois ao conhecerem sobre a regularização de estabelecimentos, a obrigatoriedade disso e a necessidade de atendimento às normas para que os estabelecimentos possam comercializar alimentos seguros, para que eles atendam às exigências legais e que a população possa ter acesso a produtos de qualidade e seguros”, explicou a gerente.

Voltada para a rede de atendimento do Sebrae/PA, a capacitação teve a duração de três dias, no auditório da entidade e reuniu 40 participantes da área técnica do Sebrae no Pará, tanto da sede quanto das 13 agências regionais. O objetivo foi alinhar método e jornada de serviços do Sebrae à Rede Relacionamento.

 Foram abordados os caminhos para a construção de uma Jornada do Cliente em Customer Success – uma estratégia que busca transformar a relação da empresa com os clientes, criando uma experiência positiva e um relacionamento duradouro  a partir da utilização de produtos ou serviços de uma empresa.

Por Agência Pará