Por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Governo do Pará, reafirmou a continuidade do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), especialmente para os povos indígenas do estado.
Nos últimos dias houve uma disseminação de informações falsas sobre a extinção da modalidade, e isso levou um grupo de indígenas a ocupar a sede da Seduc na última terça-feira, 14.
A partir disso, para buscar uma solução para o impasse, representantes da Seduc têm mantido diálogo com as lideranças. A secretaria informou na tarde do sábado, 18, que propôs a assinatura de um Termo de Compromisso com a Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (FEPiPA) e outras lideranças.
Esse termo estabelece a construção conjunta de um Projeto de Lei sobre a Política Estadual da Educação Escolar Indígena. Porém, a proposta não foi aceita, e os manifestantes passaram a reivindicar pautas não relacionadas especificamente à educação indígena.
A ocupação prejudica o trabalho administrativo do órgão, que conta com mais de 40 mil servidores, disse a Seduc. A secretaria afirmou ainda que segue aberta ao diálogo para evitar prejuízos à educação e à sociedade paraense.
Foto: Jader Paes / Ag.Para