As missões de combate aos incêndios em terras indígenas e nas áreas de floresta do território paraense contam com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Desde a última quinta-feira, 12, já foram feitos, mais de 250 lançamentos de água em terras indígenas.
Essas povoações ficam localizadas próximo à região de Marabá, sudeste paraense. Uma aeronave do Graesp, munida por seis tripulantes, dois pilotos, um mecânico e mais um apoio de solo, trabalha intensamente nos lançamentos de água na região da aldeia Gaviões Parkatêjê.
Essa localidade fica no município de Bom Jesus do Tocantins à 40 km de Marabá, afetada pelos focos de incêndios na área de floresta da região. As equipes estão atuando diuturnamente em apoio aos brigadistas e ao Corpo de Bombeiro Militar.
Todos integrados para combater os focos de incêndio, identificados na região de floresta do Pará. O helicóptero do Graesp transporta um equipamento denominado “Bambi Bucket”, que permite a coleta de água de fontes próximas aos focos de incêndio, a exemplo de; açudes, igarapés, rios.
Com objetivo de extinguir o fogo, ou reduzir a sua propagação, especialmente, em regiões onde o acesso por vias terrestres é mais difícil. Com capacidade de armazenar 500 litros de água, as equipes conseguem despejar nas áreas de foco identificada.
Foto: Agência Pará