Ação flagra crime ambiental em Salinópolis

Duas ocorrências de crimes ambientais na Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia, em Salinópolis, na região nordeste paraense, foram flagradas por ação integrada do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e a Polícia Militar do Pará (PMPA), no domingo, 7.

As operações fazem parte da estratégia de intensificação da fiscalização, neste mês de julho, quando a área recebe um aumento significativo de visitantes. A primeira ocorrência registrada foi um caso de desmatamento ilegal. Indivíduos estavam desmatando uma área da UC para a criação de um estacionamento irregular.

A atividade foi interrompida pela equipe de fiscalização, que deteve os responsáveis e aplicou as devidas sanções. O ato de desmatamento em UCs é considerado crime ambiental, sujeito a multas e outras penalidades previstas em lei. O segundo incidente envolveu a tentativa de furar o bloqueio de veículos automotores na faixa de areia da Praia do Atalaia, estabelecido a partir do 3º atalho de acesso ao balneário.

A medida, implementada pelo Ideflor-Bio, visa proteger o local em que cinco espécies de tartarugas marinhas e outros animais utilizam para a desova e procriação. O infrator foi impedido de seguir adiante e conduzido para fora da área do bloqueio. 

Foto:  Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)