A história dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré

Em 1700, às margens do Igarapé Murutucu, lugar onde o Caboclo Plácido José de Souza, encontrou a pequena imagem de 28cm de altura já estava vestida com um manto de gotas de orvalho. Isso segundo a lenda do achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. E com isso desde o século XX depois do 2° centenário do achado, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganha mantos em homenagem de forma honrosa de graça e beleza.

A história dos mantos tem seu início com as irmãs Filhas de Sant’Ana – Colégio Gentil Bittencourt. Em 1953 durante o Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em Belém, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, foi mandado fazer o resplendor com uma grande coroa pontifícia que cobre as duas cabeças e mais um manto em linho, seda, algodão com bordados em fios de ouro.

Sobre o manto do Círio 2021, as estilistas: Lorena Chady & Káthia Novelino. O tema: “O Evangelho da família na casa de Maria”. Em homenagem a todos os profissionais da saúde que fizeram parte da linha de frente durante a pandemia de COVID-19. “Zayn”, em Hebraico, fundamento da palavra.

Foto: divulgação