A arte em torno da mesa: Uma entrevista com Tatiana Montalvão

Foto: Divulgação

A arte de reunir pessoas em torno da mesa para celebrações e comemorações diversas é hobby e paixão da Psicóloga e egressa da Universidade da Amazônia, Tatiana Montalvão. A paraense cria por meio da mesa posta & ambiência, um entorno aprazível, primando pelo aspecto sensorial para contemplar anfitriões e convidados.

Leia a entrevista:

1 – Tatiana, você é psicóloga, mestre em psicologia/ teoria e Pesquisa do Comportamento, servidora pública, apaixonada por Mesa Posta, Decoração e Design de Interiores desde criança, certo? Quando foi a mudança de chave para o mergulho sobre essa temática ?
Após os 45 anos (tenho 51) comecei a querer mais da vida…E sendo uma esteta desde criança, quando via minha mãe arrumando a mesa, preparando festas, indo para as casas de outros geólogos imigrantes (moramos em três estados durante minha infância), vendo diferentes tipos de culturas, comidas e objetos de arte e artesanato, passei a sentir que poderia resgatar a mim mesma nesta trajetória: da Mesa Posta, da Arte de Receber, da Etiqueta.

2 – Qual o objetivo da mesa posta?
O objetivo é oferecer beleza, amor ao próximo, reunir pessoas, criar um ambiente propício para o network, incentivar crianças e adolescentes a sentarem-se a (craseado) mesa e ouvirem os ensinamentos dos mais velhos, fazerem refeições sentados e se alimentarem melhor, dentre muitos outros fatores humanos que envolve o lado emocional, do afeto.

3 – O que vem a ser Psicologia & Ambiência neste tema?
Estou estudando por conta própria a conexão destes dois termos. Psicologia é basicamente o estudo do comportamento humano, suas relações sociais, etc. (muito complexo para uma entrevista breve) e Ambiência é um termo proveniente da Arquitetura, que promove o conforto ambiental, térmico, visual etc. ao ser humano, o qual precisa viver em um ambiente satisfatório, bonito, harmonioso, saudável física e psiquicamente para se desenvolver e buscar crescimento e desenvolvimento.

Foto: Divulgação

4- Quem olha de fora vê a mesa posta & ambiência como algo muito glamoroso e chique demais para o dia a dia das pessoas. Como você enxerga isso? É real? Como quebrar essa visão estereotipada do desconhecimento?
Em relação ao fato de acharem algo esnobe e dispensável, digo que tudo que alimenta os olhos e engrandece a alma, conforta, agrega valores, fortalece! Portanto, Mesa Posta serve para facilitar com funcionalidade o manejo dos utensílios à mesa e também reunir, trocar ideias, ensinar e aprender, passando valores importantes aos nossos afetos e até nas relações de negócios. À mesa, fechamos muitos acordos profissionais, por exemplo.
Além do mais, é atualmente um mercado aquecido nesta era pós isolamento social e palco importante para a convivência de forma harmoniosa e positiva.
Importante fonte de trabalho e renda tanto para quem produz mesas, quanto para os que dão consultorias em lojas, restaurantes, festas, cerimoniais, etc.

5 – Quais são suas influências para montar um ambiente receptivo de acolhimento e bem estar para as pessoas que buscam esse tipo de serviço?
Minhas influências são as memórias de infância através das esposas dos geólogos, de minha tia Osmarina (morou quase toda sua vida nos EUA), e atualmente alguns ícones como o Arquiteto Sig Bergamin (adoro seu Maximalismo) e a Artista Visual Flávia Junqueira.

6 – Recentemente você fez um curso de Etiqueta à Mesa & Receber Bem pela Escola Brasileira de Etiqueta (SP) associada à British Etiquette School (Londres) e atualmente segue ministrando palestras para diversos públicos, perfeito? Mesa Posta além de hobby pode ser uma excelente fonte de renda, além de hobbie e terapia?
Fiz um curso breve na Escola Brasileira de Etiqueta, associada à The British School of Etiquete, Etiqueta à Mesa e Receber Bem, mas pretendo fazer muitos outros. Sim…pode ser excelente fonte de renda pois o mercado de eventos está aquecido, especialmente neste retorno pós isolamento social. Como meseira (o), Consultora, Promotora de eventos em geral para diversos lugares e não apenas o ambiente doméstico. O mercado em Belém é aquecido pois o paraense adora receber, ofertar comida e bebida, participar de festas e eventos variados. Tudo é motivo para celebrar.

7 – Com o dia das mães se aproximando, qual dica você daria para os leitores(as) do portal bacana para preparação de um ambiente que contemple as mais diversas realidades econômicas nesta data tão significativa e lembrando que todos nós fomos gerados por uma mulher?
A dica é: Use sua criatividade! Monte sua mesa, decore com o acervo que você tem em casa (embora a locação seja uma boa!) Utilizando recursos da natureza como um cacho de açaí, uma folha de bananeira, por exemplo. Desejo um Feliz Dia das Mães às mães especialmente, mas também a todos os filhos e filhas que somos! Resinifiquem esse dia tão especial! Afeto acima de tudo!

Foto: Divulgação