Belém atinge 20 mil mudas plantadas no primeiro semestre e acumula 30 mil desde 2025 com programa Belém Mais Verde

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), intensificou os plantios em áreas com menor índice de arborização, como Telégrafo, Val-de-Cans, Sacramenta, Benguí, Tenoné e Pratinha, utilizando espécies nativas como açaí, andirá-uxi, oiti, pau-preto e andiroba, que produzem mais sombreamento e conforto térmico. A diretora do Departamento de Áreas Verdes, Alessandra Guia, destacou que as mudas são cultivadas na Granja Modelo, essencial para o plantio em larga escala, e que também são realizadas agroflorestas em escolas da capital. A secretária Juliana Nobre afirmou que a ação minimiza ilhas de calor e prepara a cidade para fenômenos como o El Niño, tema reforçado durante a COP 30 em 2025, que debateu soluções baseadas na natureza para enfrentar a crise climática. A meta da gestão municipal é alcançar 1 milhão de árvores plantadas nos próximos cinco anos, com próximas ações incluindo a expansão de corredores verdes e novos plantios em bairros ainda sem cobertura arbórea. O programa Belém Mais Verde, iniciado em 2025, já totaliza mais de 30 mil mudas plantadas na capital.

Foto: Paula Lourinho