Secult abre inscrições para o IV Encontro de Pesquisa e Patrimônio Cultural com tema “Democratização do conhecimento e Direito à Memória”

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), publicou a abertura das inscrições gratuitas para o IV Encontro de Pesquisa e Patrimônio Cultural, que será realizado de 3 a 6 de novembro em Belém, com o objetivo de divulgar pesquisas, experiências práticas e iniciativas socioculturais relacionadas ao patrimônio cultural e ambiental, incentivando a integração entre pesquisadores, estudantes e comunidades tradicionais . Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais, mestres da cultura popular, representantes de comunidades tradicionais, povos originários, lideranças comunitárias e ativistas sociais . As inscrições podem ser feitas até 6 de novembro no site https://eppcdphacsecult.free.nf/?i=1 nas categorias Submissão de resumos (até 90 selecionados), Inscrição por vídeo para mestres da cultura e grupos tradicionais, e Participação como ouvinte . O edital contempla temas como patrimônio material e imaterial, educação patrimonial, sociobiodiversidade, acessibilidade, economia criativa, preservação de acervos, turismo sustentável e gestão do patrimônio amazônico, com avaliação anônima dos resumos com base em originalidade, relevância, coerência temática, qualidade metodológica e contribuição para a preservação . A diretora Rebeca Ribeiro destacou o fomento à pesquisa, o debate sobre memória e a criação de subsídios para políticas públicas de educação patrimonial .

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará