Feminicídios por arma de fogo aumentam 45% em 2025, aponta estudo

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado em 57 municípios brasileiros revela que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa com arma de fogo até agosto de 2025 – aumento de 45% em relação ao mesmo período de 2024. Do total, 22 mulheres morreram (76% dos casos). A região metropolitana do Recife concentra 31% das ocorrências, com 13 vítimas.

Os dados mostram que 86% dos agressores eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas, e 25% dos casos envolveram agentes de segurança. O ambiente doméstico foi o principal local dos crimes (15 casos). Belém registrou duas mortes em 2025, enquanto a região metropolitana do Rio de Janeiro teve aumento de 7 para 10 vítimas. O estudo reforça a urgência de políticas específicas contra a violência de gênero.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil