Brasil e Nigéria buscam ampliar e diversificar comércio bilateral

Países assinam acordos em defesa, energia e agricultura durante diálogo estratégico; açúcar e fertilizantes dominam trocas atuais

O Brasil e a Nigéria anunciaram nesta terça-feira (24) a intenção de expandir e diversificar a pauta comercial entre os dois países, atualmente concentrada em açúcar e fertilizantes. Durante a 2ª Sessão do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria, em Abuja, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente nigeriano Bola Tinubu firmaram acordos de cooperação em áreas como defesa, energia, agricultura e cultura. O intercâmbio comercial entre os países em 2024 somou US$ 2 bilhões, valor cinco vezes menor que o registrado uma década atrás.

Alckmin destacou o potencial para ampliar as relações bilaterais: “Estamos construindo uma cultura de cooperação baseada em amizade e respeito mútuo”. Atualmente, o Brasil exporta principalmente açúcar e melaço para a Nigéria (US$ 978,5 milhões em 2024), enquanto importa fertilizantes e derivados de petróleo (US$ 1,1 bilhão). Nesta quarta-feira (25), empresários dos dois países se reunirão em um fórum promovido pela ApexBrasil e Itamaraty para discutir novas oportunidades de negócios. A Nigéria ocupa a 49ª posição entre os destinos das exportações brasileiras.

Foto: MDIC/Divulgação