Presidente defende acordo UE-Mercosul e destaca complementaridade agrícola durante fórum empresarial em Paris
Em discurso no Fórum Econômico Brasil-França nesta sexta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs o estabelecimento de uma meta ambiciosa: elevar o fluxo comercial bilateral de US$ 9,1 bilhões (dados de 2024) para US$ 20 bilhões na próxima década. “Precisamos forçar oportunidades, descobrir nichos e trabalhar com planejamento”, afirmou Lula, que criticou o volume atual de negócios – inferior ao comércio Brasil-Vietnã (US$ 13 bilhões). O presidente destacou como áreas estratégicas para parcerias a transição energética, saúde, defesa e agronegócio, durante o evento que reuniu empresários e autoridades dos dois países em Paris, onde cumpre visita de Estado.
Lula voltou a defender a conclusão do acordo UE-Mercosul, negociado há 20 anos mas travado por resistências francesas a questões ambientais. “Nossas agriculturas são complementares, não concorrentes”, argumentou, rebatendo críticas sobre padrões de produção. O presidente brasileiro assumiu o compromisso de avançar nas tratativas quando o Brasil assumir a presidência do bloco sul-americano no segundo semestre. Em contrapartida, o ministro francês do Comércio Exterior, Laurent Saint-Martin, anunciou visita de empresários franceses ao Brasil ainda em junho, com foco em energias renováveis, infraestrutura e saúde. O encontro marcou esforços para destravar relações bilaterais, enquanto a França mantém cautela com o acordo comercial continental.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
