Pará e outros 11 estados são alvo de megaoperação que mira adolescentes suspeitos de crimes na internet

Dois jovens, de 15 e 16 anos, suspeitos de fazer parte de um grupo dedicado a delitos online contra menores, foram o foco da Operação Mão de Ferro 2, realizada pela Polícia Civil em Mato Grosso, Pará e mais 10 estados, na terça-feira (27). As vítimas principais dos crimes eram meninas.

O jovem de 15 anos é considerado o líder do grupo e já foi alvo de investigações por incitar o nazismo e incentivar a automutilação entre adolescentes na internet em outras duas investigações. Foram executados três mandados no estado de Mato Grosso: um de busca e apreensão contra a adolescente de 16 anos, em Sinop, e dois de busca e apreensão e internação temporária contra o adolescente de 15 anos, em Rondonópolis.

De acordo com a Polícia Civil, a organização era encarregada de cometer delitos como incitar a autolesão e o suicídio, perseguição, ameaças, criação e disseminação de materiais de abuso sexual infantil na internet, promoção do nazismo e invasão de sistemas, incluindo acesso não autorizado a bases de dados públicas.

Esta iniciativa é conduzida em colaboração com o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os delitos ocorriam principalmente em plataformas como WhatsApp, Telegram e Discord, onde os suspeitos compartilhavam materiais violentos, estimulavam atitudes autodestrutivas, proferiam ameaças e expunham as vítimas em público. As sanções, quando combinadas, podem exceder 20 anos de prisão, além de multas. Confira os lugares da operação:

  • Manaus e Uruçará (AM)
  • Mairi (BA)
  • Fortaleza e Itaitinga (CE)
  • Serra (ES)
  • Sete Lagoas e Caeté (MG)
  • Sinop e Rondonópolis (MT)
  • Aquidauana (MS)
  • Marabá
  • Barcarena
  • Canaã dos Carajás e Ananindeua (PA)
  • Oeiras (PI)
  • Lajeado (RS)
  • São Domingos (SE)
  • São Paulo, Guarulhos, Porto Feliz, Itu, Santa Isabel e Altair (SP)

Foto: Polícia Civil