A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe inscrições para seu curso pré-vestibular gratuito voltado para aqueles que tem 50 anos ou mais, e que buscam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou procuram aperfeiçoamento contínuo. O “Projeto 50+” disponibiliza 40 posições e as candidaturas devem ser realizadas presencialmente.
A ação, ligada à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, visa atender ao aumento do interesse de indivíduos com mais de 50 anos em retomar os estudos e alcançar novos objetivos no âmbito acadêmico. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 10 mil candidatos com mais de 60 anos realizaram a inscrição no Enem de 2024, o número mais alto desde 2020.
As aulas do Projeto 50+ ocorrerão presencialmente, no Campus Básico da UFPA, localizado em Belém. As reuniões ocorrerão uma vez por semana, nas segundas e sextas-feiras, e serão conduzidas por docentes e discentes da universidade. A abordagem principal do conteúdo será nas áreas de matemática e linguagens, exigidas pelo Enem, juntamente com oficinas temáticas e momentos para escuta e partilha de experiências.
A abordagem metodológica do curso foi elaborada com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos e nos preceitos da Educação Popular, privilegiando um ambiente receptivo e considerando o ritmo individual de aprendizado de cada aluno. As inscrições precisam ser realizadas pessoalmente na sala do Pet-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para realizar a inscrição, é imprescindível apresentar: RG, comprovante de residência
e Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado de que está no terceiro ano do ensino médio. A previsão é que as aulas comecem no dia 26 de maio. O edital completo está disponível no site do projeto e também na conta do Instagram do PET-Física UFPA.
Foto: UFPA
