Barco vira em Bragança e causa vazamento de óleo diesel no Rio Caeté

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) está apurando o derramamento de óleo diesel no Rio Caeté, que aconteceu na segunda-feira (05), devido ao tombamento de um barco na costa de Bragança, no nordeste do Pará. Nesta terça-feira (06), as forças de segurança permanecem no local, analisando a quantidade precisa de óleo que foi derramado no rio.

A embarcação tinha cerca de 20 mil litros de óleo a bordo. No momento em que os tripulantes colocavam gelo no barco, antes de partir para a pesca, o barco virou um trapiche particular. No entanto, constatou-se um vazamento. Fotos aéreas do local revelam um rastro de óleo se disseminando pelas águas.

O vazamento causou apreensão, particularmente entre os habitantes que dependem da pesca para sobreviver. O setor pesqueiro está preocupado com as consequências que o óleo pode provocar, visto que muitos dependem diretamente dessa atividade. Até o começo da tarde de terça-feira, a prefeitura de Bragança e outras entidades não forneceram uma previsão de quando o óleo será removido.

“Nossas equipes estão atuando principalmente no dimensionamento do impacto ambiental e contenção do óleo diesel, visando minimizar os prejuízos ambientais e sociais por meio de estruturas flutuantes e esponjas especiais de contenção”, informou a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Bragança, o derramamento de óleo se propagou por uma distância aproximada de 10 quilômetros do local onde a embarcação virou. O órgão também declarou que a companhia encarregada da embarcação de pesca será responsabilizada e penalizada com multas.

Foto: redes sociais