O Pará tem se sobressaído com progressos notáveis na educação pública estadual. No Dia Mundial da Educação, celebrado nesta segunda-feira (28), o Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), celebra os notáveis resultados obtidos graças a uma administração dedicada e que considera a educação como uma prioridade.
São iniciativas, políticas governamentais e iniciativas que melhoram diariamente a qualidade do ensino nas instituições de ensino do sistema estadual. Tanto investimento tem gerado resultados incontestáveis e históricos, como o avanço do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, passando da 26a para a 6a posição no ranking nacional.
O destaque da região Norte na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, com 295 pontuações superiores a 950 pontos, ou ainda a valorização dos docentes com o pagamento do maior salário médio do país, de R$ 11.447,48, 250% acima do piso nacional. As escolas São Raimundo Nonato, em Santarém, obtiveram os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, sendo 7.0 no Ensino Fundamental e 5.6 no Ensino Médio.
Já a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Belém, obteve 7.6 no Ensino Fundamental (anos iniciais). Entre as edições de 2021 e 2023, o Pará registrou um progresso de 1,3 ponto no Índice, consolidando um avanço histórico na trajetória do Ideb. Desde 2019, o Governo do Pará entregou 167 escolas novas ou reformadas, além de sete creches, transformando a realidade educacional em todo o estado do Pará. Projetos que favorecem mais de 500 mil alunos e aproximadamente 30 mil funcionários.
Em menos de quatro meses, o Estado já entregou sete escolas totalmente reconstruídas, localizadas em Bragança, Belém, Anapu, Cachoeira do Arari e Brejo Grande do Araguaia, além de duas escolas totalmente novas em Brasil Novo e Breu Branco. Além disso, foram inauguradas mais três unidades do Programa Creches Por Todo o Pará, localizadas em Redenção, Cumaru do Norte e Almeirim.
Um aporte financeiro de mais de R$ 60 milhões. A Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Português-Espanhol do Pará, localizada no Distrito de Icoaraci, em Belém, foi inaugurada na última quinta-feira (24). Com um modelo pedagógico inovador na rede estadual, a escola já favorece aproximadamente 700 alunos, desde a pré-escola até o ensino médio.
O Programa Creches Por Todo o Pará já entregou unidades de educação infantil em Belém, Oriximiná, Ananindeua, Benevides, Redenção, Cumaru do Norte e Almeirim. Essas unidades possibilitam o crescimento educacional das crianças em um ambiente seguro, confortável e de alta qualidade. Ademais, existem atualmente mais 90 unidades em construção.
Foto: Agência Pará