Na última terça-feira (15), a Polícia Civil do Pará deflagrou a Operação Abril Laranja, com o objetivo de prevenir delitos contra animais em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém. Foram resgatados animais selvagens e também foram encontradas cadelas com indícios de abuso sexual.
A operação executa operações em Belém e outras cidades do interior, onde são frequentes as queixas de crimes contra animais domésticos, selvagens ou exóticos. Através do número 181, as queixas são recebidas pelos municípios e, em seguida, a equipe da Delegacia de Proteção Animal (Depa) executa as medidas de proteção aos animais.
Também são realizadas visitas a municípios para conscientizar a população acerca da relevância da conservação e do bem-estar dos animais. Ao longo da operação, cinco indivíduos foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos. Além disso, cinco Termos Circunstanciados de Ocorrências foram registrados por captura de animal silvestre, um delito estabelecido no Artigo 29 da Lei 9.605/98, e dois inquéritos policiais foram abertos por maus-tratos a animais.
No município de Castanhal, foram confiscados 15 pássaros da fauna selvagem, de várias espécies, incluindo uma arara-canindé e cinco jabutis. Ao todo, 21 lugares foram inspecionados após reclamações anônimas.
Foto: Ascom PC