Na última quinta-feira, 10 de abril, a Promotoria de Justiça de Muaná conduziu uma diligência que culminou na interdição de um abatedouro ilegal situado na área da Ponte da Ita, na cidade de Muaná, no Marajó. O promotor de Justiça Luiz Gustavo da Luz Quadros, responsável pela Promotoria local, contou com o suporte da promotora de Justiça Érica Almeida de Sousa, responsável pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUCON) durante a ação.
Os técnicos do MPPA, Maria do Carmo Andion Farias (médica veterinária) e Thiago Matos (engenheiro sanitarista), juntamente com os representantes da Defesa Civil, Vigilância Sanitária Municipal e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), também participaram da operação.
No local, a equipe identificou sérias irregularidades, incluindo o abate ilegal de porcos em condições totalmente impróprias, com sangue e resíduos sendo lançados diretamente no rio. Os animais eram levados numa balsa sem qualquer tipo de documentação, e a carne era vendida na cidade. Em face dos delitos, o promotor de Justiça Luiz Gustavo Quadros deteve duas pessoas em flagrante e as conduziu à Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.
Foto: MPPA