Sudam aprova criação de conselho para integrar bancos públicos na Amazônia Legal

Foto: Reprodução

O Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou nesta quinta-feira (10) a criação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal (CORIFF), com o objetivo de fortalecer investimentos na região por meio da integração entre bancos públicos.

A iniciativa visa facilitar o financiamento de projetos sustentáveis, aumentar a transparência fiscal e melhorar a coordenação de políticas públicas entre as instituições financeiras atuantes na Amazônia Legal.

Além disso, o Condel aprovou:

  • Consulta pública para definir diretrizes do FNO (Fundo Constitucional do Norte) e FDA (Fundo de Desenvolvimento da Amazônia) em 2026;
  • Relatório técnico do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2024-2027);
  • Programação para 2025 do PRDA;
  • Realização de uma Caravana Interfederativa pelos estados da região.

A reunião foi presidida por Valder Ribeiro, secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e contou com a participação de representantes de governos estaduais, prefeituras, empresários e trabalhadores.

O CORIFF deve impulsionar a eficiência nos financiamentos e ampliar o acesso a crédito para projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.