Governo do Pará ressalta progressos neste Dia Mundial da Saúde e reafirma seu compromisso com a comunidade

O Governo do Pará comemora este 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, reiterando seu empenho em expandir o acesso à saúde e em valorizar o SUS como uma política pública crucial para a qualidade de vida dos paraenses. Estabelecido em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o dia é dedicado à sensibilização e ao reforço de iniciativas voltadas para a prevenção de enfermidades, promoção da saúde e asseguração de um atendimento integral. No Pará, essa meta tem sido cumprida com a inauguração de novos hospitais, ampliação do atendimento ambulatorial e suporte direto aos municípios na organização da atenção básica.

Nos últimos seis anos, o Pará fez progressos notáveis na expansão da rede de hospitais. Os Hospitais Regionais Dr. foram inaugurados. Abelardo Santos (HRAS), localizado na Região Metropolitana; Hospital Regional dos Caetés, em Capanema; Hospital Regional de Castanhal; Hospital Santa Rosa, no Baixo Tocantins (Abaetetuba); Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba; Hospital de Castelo de Sonhos, localizado no sudoeste do Estado.

Essas unidades asseguram assistência especializada, abrangendo hemodiálise, oncologia, cirurgias e exames de alta complexidade, sem a exigência de viagem até a capital. Com inaugurações recentes como o Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, o Hospital Saúde da Mulher (HSM) e a recém-inaugurada Policlínica de Marabá, o Governo do Pará comemora o Dia Mundial da Saúde com esforço, progressos tangíveis e uma renovada dedicação à saúde pública.

A cada nova unidade, ampliação de serviços ou capacitação de profissionais, o Estado reafirma que o SUS é um triunfo coletivo e que a saúde do povo continua sendo uma prioridade. Um outro foco estratégico da administração estadual é a intensificação do atendimento ambulatorial através do projeto de instalação de policlínicas. As unidades localizadas na Região Metropolitana de Belém, Tucuruí e Capanema já estão em operação.

As entregas futuras previstas abrangem as Policlínicas de Altamira, Santarém e Breves, expandindo a disponibilidade de serviços especializados em todas as áreas do Estado. O Governo do Estado, através das Policlínicas, também tem progredido no cuidado com indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através da criação dos Núcleos de Atendimento ao TEA (Natea).

Existem atualmente cinco unidades operacionais, situadas em Belém, Capanema, Tucuruí, Santo Antônio do Tauá e Marabá, além do Centro Especializado (Cetea), situado na capital. Estes locais proporcionam assistência multidisciplinar e apoio às famílias, auxiliando no crescimento das crianças e na inclusão social.

Foto: Agência Pará