No último sábado (22), em uma ação conjunta das polícias Militar e Civil em Tomé-Açu, no nordeste do Pará, três indivíduos foram detidos por danos qualificados com uso de substância inflamável, lesão corporal leve e por uso arbitrário dos próprios motivos.
Eles são acusados de efetuar disparos de arma de fogo contra a comunidade indígena da etnia Tembé que se encontrava no local, bem como incendiar carros de propriedade dos nativos. A operação começou quando duas equipes do 48º Batalhão de Polícia Militar (48o BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento da Regional III (CPR III), foram chamadas para averiguar um incêndio em veículos na fazenda “Zani”, que pertence a uma empresa local.
A propriedade rural estaria sob ocupação há aproximadamente uma semana por um conjunto de indígenas. Quando chegaram ao local, os militares se depararam com indígenas que denunciaram um ataque realizado pela equipe de proteção da companhia. No total, oito carros e três motocicletas foram queimados.
Ao realizarem buscas, os agentes da lei encontraram um carro ocupado por três indivíduos. Foram localizados e confiscados uma pistola de airsoft com eles. Todos foram levados à delegacia de Tomé-Açu para esclarecimentos e estão sob a custódia do Estado, à espera de uma decisão judicial.
Foto: Agência Pará