Investigadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, anunciaram a descoberta de um novo coronavírus em morcegos que se instala nas células através da mesma via do vírus responsável pela Covid-19. A informação foi veiculada inicialmente pelo portal de notícias Bloomberg.com.
O HKU5-CoV-2, um vírus com potencial de contaminação parecido com o SARS-CoV-2, ainda não foi identificado em seres humanos, tendo sido identificado apenas em laboratório. A divulgação da descoberta impulsionou as ações de alguns produtores de vacinas na sexta-feira, 21.
A pesquisa sugere que este novo vírus de morcego pode se propagar de animais para seres humanos, conforme relatado pelos cientistas em um artigo divulgado na terça-feira, 18, na revista Cell. O Wuhan Virus Research Center é reconhecido pela sua pesquisa com coronavírus em morcegos.
Uma das teorias mais sólidas acerca da causa da pandemia de Covid-19 indica que o vírus escapou daquele laboratório. Os cientistas do instituto negam qualquer envolvimento com qualquer vírus que possa ter desencadeado a pandemia. O vírus recém-identificado de morcego infecta células através da ligação com uma proteína presente em todo o corpo humano e de outros mamíferos.
Ele tem uma ligação profunda com a família do coronavírus responsável pela Síndrome Respiratória Oriente Médio. Este vírus, também referido como MERS, foi identificado em aproximadamente 2.600 indivíduos ao redor do mundo de 2012 a maio de 2024, causando a morte de aproximadamente 36% dos indivíduos infectados. Segundo o site da Organização Mundial da Saúde, a maioria dos casos aconteceu na Arábia Saudita.
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil