Após um monitoramento das várias espécies de árvores plantadas em Belém, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) identificou 316 árvores que precisam de manutenção imediata. A maior parte desses exemplares centenários está situada no centro, onde existem mais de 120 mil árvores.
As ações são fundamentais para prevenir incidentes e assegurar a proteção dos cidadãos. A Semma vem realizando ações emergenciais desde janeiro deste ano, incluindo podas e supressões, para suprir a demanda.
Uma equipe técnica qualificada é responsável por avaliar e localizar as árvores que necessitam de intervenção, levando em conta aspectos como inspeção visual, avaliação fitossanitária e relatórios prévios. O mapeamento de árvores é um procedimento constante que já identificou 110 árvores que precisam de manutenção ainda em fevereiro.
As ações são focadas naquelas que correm o risco de cair, como árvores inclinadas ou com raízes à mostra, que requerem maior atenção. A Semma já começou as atividades no coração da cidade, concentrando-se em podas de condução, rebaixamento e livramento, além de 27 supressões previamente programadas.
A meta é garantir a proteção da população e preservar a vegetação urbana em boas condições.
Foto: Jader Paes

