Em Castanhal, 1.500 caranguejos são apreendidos

Uma equipe móvel de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) resultou na apreensão de 1.500 caranguejos no posto da Polícia Rodoviária Federal em Castanhal, cidade localizada na Região Metropolitana de Belém.

O trabalho conjunto entre fiscais da Adepará e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão dos crustáceos, após uma abordagem na barreira do veículo que transportava os mesmos.

Conforme a inspeção, a carga tinha como destino a cidade de Belém, onde os caranguejos seriam vendidos. A equipe da Adepará, composta por agentes e fiscais agropecuários, constatou que a mercadoria não tinha a Guia de Trânsito Animal (GTA), um documento indispensável para o transporte de produtos provenientes de animais.

Não havia também uma declaração de inventário, que possibilita a emissão da GTA durante o período de defeso. O atual período de defeso terminou apenas no dia 3 de fevereiro (segunda-feira). Em dezembro de 2024, teve início o período de defeso do caranguejo-uçá no Pará.

Há cinco etapas em que a espécie é proibida de ser capturada, transportada, beneficiada, industrialização e comercializada. Em 2025, os próximos períodos de proibição de captura no Pará serão de 27 de fevereiro a 4 de março, e de 29 de março a 3 de abril.

Foto: Agência Pará