Um ‘Jesus’ de Inteligência Artificial, treinado para ouvir confissões e dar conselhos espirituais para os fiéis. Essa foi uma implantação realizada por uma igreja na Suíça. O holograma é parte de um projeto de “arte experimental”.
Foi introduzido pela St. Peter’s Chapel. A paróquia localizada em Lucerne, teve o auxílio de uma universidade local para desenvolver e implementar a IA. A instalação faz parte de um projeto de arte chamado ‘Deus in Machina’.
É de responsabilidade do Laboratório de Pesquisa de Realidades Imersivas, da Universidade de Ciência Aplicada e Artes da Universidade de Lucerne, idealizada pelos professores Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic, junto de Marco Schmid, teólogo da paróquia.
A IA foi treinada para utilizar o Novo Testamento e refletir os ensinamentos e a personalidade de Jesus, de acordo com a imprensa local. A intenção não é substituir a confissão “real” pelo holograma, mas, servir como uma experiência “plus” para os fiéis, declarou a paróquia.
Para participar da confissão e receber os conselhos, o fiel é recebido por uma imagem digital de Jesus, com uma aparência semelhante a de homens suíços. As pessoas podem conversar livremente com a IA, confessar ou pedir conselhos.
Foto: Vatican News