Primeiro semestre registrou fatura de R$ 129,5 bilhões na mineração

O setor mineral brasileiro teve faturamento de R$ 129,5 bilhões, aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023, quando o setor faturou R$ 119,9 bilhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Esse aumento se deve principalmente à valorização do dólar, nos últimos meses, que beneficiou as exportações. O Minério de ferro respondeu por 62% do faturamento do setor, com R$ 80,1 bilhões.

Minas Gerais (8%), Pará (12%) e São Paulo (17%), foram os estados que tiveram alta no faturamento. O Brasil exportou 186 milhões de toneladas de produtos minerais, segundo o Ibram.

Aumento de 5% em relação ao primeiro semestre de 2023. O valor das exportações ficou em cerca de US$ 21,5 bilhões, aumento de 8,5%. O minério de ferro foi responsável por 71,6% das exportações.

Houve queda acentuada nas exportações em toneladas de manganês, que caiu 77%; bauxita caiu 7%, enquanto caulim aumentou 23% e cobre 8%. As importações minerais caíram cerca de 31% em dólar, com cerca US$ 4,3 bilhões e 2,8% em toneladas, 20,3 milhões de toneladas.

Foto: Agência Pará