Nesta quarta-feira, 05, o diretor da escola de samba carioca Grande Rio, Tiago Monteiro, desembarca em Belém, para lançar as disputas da escolha de samba-enredo da agremiação, que levará em 2025 a cultura do Pará para a Sapucaí.
O lançamento do festival ocorrerá no próximo dia 14 de junho com a presença do diretor da Grande Rio, representantes das escolas de samba do grupo especial de Belém e seus compositores. Monteiro será recepcionado pelo presidente Escolas de Samba Associadas (ESA), Fernando “Guga” Gomes
Também pelo empresário Jango Vidal, presidente de honra do Rancho Não Posso me Amofiná. A visita marca o início de uma parceria cultural que destaca o enredo do próximo ano da agremiação carioca, centrado nos rios amazônicos e no carimbó, ritmo tradicional do Pará.
Intitulado “Pororocas Parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”, foi inspirado em uma música de Dona Onete. A obra versa sobre as princesas turcas ajuremadas e a encantaria da Amazônia, celebrando o ritmo do carimbó.
Ao todo, 9 agremiações de Belém terão uma obra representando-as e disputando o festival. As finalistas de Belém irão ao Rio de Janeiro defender suas obras na quadra da escola de samba de Caxias.
Foto: Gabriel Monteiro/Riotur