Pesquisadores encontram espécie rara de planta pela 1ª vez no Pará

Uma espécie de planta rara: a Mitostemma glaziovii Mast, (Passifloraceae) foi encontrada por pesquisadores pela primeira vez no Pará. O vegetal é da mesma família do maracujá, é nativo do Brasil.

Foi encontrado durante uma expedição do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) pela maior Unidade de Conservação (UC) de floresta tropical do mundo, a Estação Ecológica (Esec) Grão-Pará, situada na região oeste estadual.

A pesquisa teve início em 2021 e foi publicada na Check List – The Journal of Biodiversity Data. A expedição foi financiada pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Contou com a participação das pesquisadoras do Laboratório de Algas e Plantas da Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – Campus Oriximiná: Ediane Bó dos Santos Araújo, Ana Sofia Sousa de Holanda e Dávia Marciana Talgatti.

Durante a excursão, as cientistas avistaram a Mitostemma glaziovii em uma mata de igapó, na margem esquerda do rio Jauari, afluente do rio Mapuera. A região é caracterizada por ter águas claras. Amostras férteis da planta foram coletadas e herborizadas seguindo técnicas específicas.

Em seguida, a equipe realizou consultas a bases de dados de herbários físicos e virtuais, e também acessou especificações bibliográficas especializadas para identificar corretamente o material coletado, os quais foram depositados no Herbário da Ufopa, em Santarém.

Foto: Agência Pará