Maior desmatador de floresta protegida do Pará é preso

Através da atuação dos agentes da Força-Tarefa Amazônia Segura, a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) prendeu um homem apontado como o maior devastador da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, situada no município de São Félix do Xingu.

O homem também é acusado de crimes como lavagem de gado e comercialização ilegal de madeira. A prisão é um desdobramento da Operação Curupira, desencadeada pelo Governo do Estado para combater ilícitos ambientais. 

Com o homem foram apreendidos celulares, uma arma de fogo e documentos que vão subsidiar a continuidade da investigação. Através da instauração de um inquérito policial foi possível investigar a atuação ilegal de desmatamento provocado pelo investigado.

O acusado, mesmo pagando vultuosas multas por desmatar a APA Triunfo do Xingu, persistia na prática delituosa. Entre os anos de 2018 e 2022, Franklin Wslei Lauriano da Costa desmatou 2.541,49 hectares de floresta dentro do bioma amazônico, razão pela qual recebeu multas administrativas dos órgãos de fiscalização com valores superiores a R$ 3.510.000 aplicada pelo Ibama.

A área desmatada equivale a mais de dois mil campos de futebol destruídos dentro da APA. A conduta é tipificada como crime na Lei ambiental e tem penas de dois a quatro anos de reclusão.

Foto: Ascom / SEMAS