UNAMA Belém abre evento nacional de Relações Internacionais

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no norte do País, a UNAMA foi anfitriã da abertura do Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), no campus Alcindo Cacela

Nos dias 03 e 04 de agosto, o UNAMA – Universidade da Amazônia foi sede do 27º Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri). Essa foi a primeira vez do evento na região norte do país e ele se associou aos vários encontros que estão acontecendo na capital, com foco para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), de 2025.

Na UNAMA, houve apresentação de artigos, mesas-redondas, minicursos, workshops e palestras com a participação de especialistas em temas importantes sobre a Amazônia. Cerca de 200 estudantes participaram do encontro, que ainda contou com palestrantes de renome nacional, como a doutora em Comunicação e Semiótica pela Universidade de São Paulo e docente da UNAMA, Lygia Ferreira.

O coordenador de Relações Internacionais da UNAMA, Mario Tito Almeida, destacou a importância do evento, que acontece desde 1995, no Brasil. “Para nós, amazônidas, é uma honra receber esse evento nacional de Relações Internacionais. A UNAMA foi a primeira Instituição no norte do Brasil a ter esse curso, que muito nos orgulha. Este é um espaço de discussão para fomentar o intercâmbio de saberes, possibilitar trocas de conhecimento e alinhar as pesquisas”, disse o gestor.

Prêmio William Monteiro Rocha

Um momento de destaque é o lançamento do prêmio William Monteiro Rocha. Trata-se de uma homenagem ao pesquisador, de mesmo nome, que era docente da UNAMA e da Uepa, no Pará, e foi vítima da Covid-19, em 2021. O Eneri Norte premiará os estudantes que mais se destacam no âmbito acadêmico em algumas categorias. Elas são: Delegado(a) destaque (ENERIMUN); Artigo destaque; Banner destaque; Delegação destaque (universidade com o maior número de congressistas); CERI mais engajado (no evento e nas redes sociais).