Na quinta-feira, 20, em um porto no distrito de Icoaraci, em Belém, uma ação integrada do Sistema Estadual de Segurança Pública recuperou cerca de duas mil toneladas de óleo de dendê roubadas na última terça-feira, 18, quando eram transportadas em balsa.
A carga, avaliada em R$ 10 milhões, havia saído de Moju, município do nordeste paraense, com destino à capital. A ação contou com a participação de agentes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Isso, por meio dos grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp), além das equipes fluviais especializadas das polícias Militar e Civil. As diligências foram iniciadas após denúncia que um comboio, formado por empurradores e balsa, pertencente a uma empresa privada, havia sido abordado ainda na madrugada do dia 18 por um grupo armado.
Na ocasião, o grupo rendeu a tripulação e levou a carga de óleo de dendê. Os envolvidos usaram uma balsa e mais um barco para levar o produto. As equipes iniciaram as diligências, com a intervenção imediata de policiais militares da Companhia Independente de Polícia Fluvial, da Delegacia Fluvial da Polícia Civil e do GFlu.
Também foram feitas diligências com apoio de uma aeronave do Graesp. Em menos de 48 horas após o fato, as equipes localizaram a balsa e o barco ainda com os produtos roubados, além de três carretas abastecidas, que seriam levadas até os receptadores. A Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia técnica na embarcação e nos caminhões apreendidos.
Foto: divulgação