Foto: Reprodução
Em que os heróis dos quadrinhos e os filmes do Mundo Geek podem ajudar um empreendedor a conduzir melhor a sua empresa no mundo real?. Segundo o contador André Charone, muita coisa. Em seu livro “Negócios de Nerd: lições da cultura pop para sua empresa”, mostra o exemplo do super Mário Bros. “Ele nos ensina sobre finanças. Um dos objetivos do jogo é juntar moedinhas, e ganhar uma vida extra. Na vida real, você não ganha uma vida extra, mas ganha uma vida mais confortável”, disse o contador, que também se considera um verdadeiro nerd.
André Charone também cita outros exemplos em seu livro: Harry Porter, Guerra nas Estrelas, De volta para o Futuro, Batman, entre outros. “Esses ícones da cultura pop podem ajudar um empresário a cuidar melhor de sua empresa, dar lições de negócios ou mesmo alavancar as vendas. Temos exemplos de marketing, liderança e inovação”, ressaltou o contador.
O livro inicia o primeiro capítulo com ‘Lições de Negócios do Mundo de Harry Potter’, que baseado na obra de J.K Rowling, indica situações que podem ser aplicadas ao mundo dos negócios, como por exemplo, o trabalho em equipe, pois embora Harry seja o protagonista da Saga, ele não alcançaria o êxito sem o auxílio de seus amigos. Na saga do bruxinho, também há lições de administração financeira, Harry herda uma pequena fortuna de seus pais e consegue sobreviver bem e pagar seus estudos até atingir a maioridade.
O filme “De volta para o futuro” é citado no livro de André Charone. Dirigido por Robert Zemeckis e escrito por Zemeckis e Bob Gale, os personagens principais vividos por Michael J. Fox e Christopher Lloyd ensinam que o empreendedor não pode fazer nada sozinho. “O dr Brown, que criou a máquina do tempo, era um cientista brilhante, mas mesmo assim, precisava da ajuda do Marty. Isso serve também para a empresa. Você pode ser um gestor brilhante, o melhor do seu segmento, mas vai precisar de pessoas para te ajudar”, destacou.
Mercado em expansão
E o mercado da cultura gueek vem ganhando destaque no Brasil, movimentando R$ 20 bilhões ao ano. E a tendência é de alta. Para este ano de 2022, a perspectiva é de que esse mercado cresça ao menos 5%.
A onda nerd cobre vários segmentos. O cinema é um dos mais fortes. Das 10 maiores bilheterias de cinemas de 2019 no mundo, nove tiveram temáticas geek. “Se você pegar os últimos sucessos de bilheteria no Brasil, o único que não é de ficção, é o filme Minha mãe é uma peça”, destacou Charone.
E a ideia de lançar o livro Negócios de Nerd surgiu após o contador realizar um curso no Instituto de Ensino da Disney, nos Estados Unidos. “Eles fazem muito isso, pegar personagens fictícios para dar exemplo na vida real. Achei interessante e comecei na minha área contábil a escrever alguns artigos que tratavam essa relação da cultura pop”, destacou André Charone, que pretende lançar o livro durante o evento Conecta.
Evento nerd no Pará
A maior comunidade de nerds do Pará realizará a Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (Conecta), de 11 a 13 de março de 2022, nos diversos espaços da Fundação Cultural do Pará (Centur), em Belém.
O evento liderado pelo grupo Nerds Paraenses – maior grupo de compartilhamento de cultura nerd/geek da região Norte com mais de 24 mil seguidores –, conta com o apoio da Meta (Facebook). Um marco inédito na Amazônia.
Perfil
André Charone é contador e empresário, com formação internacional em Empreendedorismo em Economias Emergentes pela universidade de Harvard (EUA). Iniciou cedo na carreira da contabilidade, filho de contador, o jovem sempre se espelhou na família e por este motivo já sabia o caminho que iria trilhar.
Em 2010 com 21 anos apresentou na Espanha um trabalho em um congresso de contabilidade, no mesmo ano passou a atuar como professor universitário e palestrante. De lá para cá passaram mais de 10 anos, e hoje com toda essa bagagem, busca, através das redes sociais, divulgar e ensinar de forma gratuita os princípios da contabilidade.
Graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Financeira. André possui dezenas de artigos e seis livros publicados.
