Em Belém, escolas da rede municipal de ensino retornam às aulas presenciais

Na capital paraense, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deu início às aulas presenciais na rede municipal de ensino na segunda-feira, 7, seguindo as medidas de biossegurança contra a covid-19 estabelecidas pelos órgãos de saúde. Todas as escolas da rede municipal de ensino de Belém estão equipadas com pias na entrada, álcool em gel, tapete sanitizante, termômetros para aferição de temperatura e medidas de demarcação de distanciamento físico.

As unidades escolares também contam com apoio do projeto Guardiões da Saúde na Educação, que com o auxílio de um aplicativo monitora e notifica os casos suspeitos de covid-19 e síndromes gripais, acionando a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para o atendimento de estudantes e servidores. O retorno presencial ocorre de forma gradual e escalonada em quatro etapas. Nesta primeira fase, retornaram 50% dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), da 3ª e da 4ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e do ensino médio.

No dia 14 de fevereiro, será a vez dos outros 50% dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), da 3ª e da 4ª totalidade da Ejai e do ensino médio; e de 50% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e da 1ª e da 2ª totalidade da Ejai. No dia 21 de fevereiro, retornam os outros 50% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e da 1ª e da 2ª totalidade da Ejai; e 50% dos estudantes da Educação Infantil.

E, por fim, no dia 3 de março, voltam os outros 50% dos estudantes da Educação Infantil. Após dois rodízios de cada etapa, dependendo do cenário da pandemia da covid-19 no município, a Semec retornará com 100% dos estudantes de acordo com a realidade de cada região do município.

Foto: Leandro Muller/Ascom Semec