O Governo do Estado entregou, na manhã deste sábado (5), o novo Mercado Municipal do município de Concórdia do Pará, na região nordeste. O espaço passou por obras de reconstrução, realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
O investimento garantiu mais estrutura para comerciantes e frequentadores do mercado, que é um dos principais pontos de comercialização de produtos da sede municipal. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2021, e contaram com R$ 939 mil em recursos do Tesouro Estadual.
O município de Concórdia do Pará, localizado na região nordeste do Estado, recebeu do Governo do Estado, na manhã deste sábado (5), o novo plano de mobilidade urbana do município, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
A elaboração do plano tem como objetivo definir propostas e diretrizes com ações de curto, médio e longo prazos, visando a enquadrar os municípios na Lei Federal 12.587/12, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O plano indica o que o município precisa fazer para melhorar ou resolver os problemas de mobilidade urbana, como sentido de vias, implantação de ciclofaixas, pontos de ônibus etc. O estudo abrange tanto a sede da cidade como suas vilas.
Duas novas agroindústrias de polpas de frutas, que geram emprego e renda para a população, foram certificadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) com o Selo Artesanal Vegetal e receberam suas certificações pelo governador do Estado, Helder Barbalho, neste sábado (5), no nordeste paraense, nos municípios de Acará e Concórdia do Pará. No total, as novas empresas geram direta e indiretamente mais de 100 novos empregos.
O governador entregou o Selo Artesanal Vegetal da Agência de Defesa para a empresa Dantas Agroindústrias, localizada no município de Concórdia do Pará. E, para a empresa de polpa de frutas Campo Verde, localizada em Urucuré, área rural do município de Acará. Ambas produzem polpas de frutas como cacau, abacaxi, cupuaçu, maracujá, goiaba caju, taperebá, graviola, pitaya, muruci e manga.
Por Agência Pará
Foto: Agência Pará