Proprietária de casa de luxo é autuada por ‘gato’ de energia em Belém

Foto: Reprodução

A proprietária de uma casa de luxo foi autuada em flagrante pela Polícia Civil pelo crime de furto de energia elétrica. O imóvel fica em um condomínio residencial na avenida Augusto Montenegro, em Belém.

O flagrante foi na manhã desta quarta-feira (2) e a ação foi comandada pelo delegado Adalberto Cardoso, em parceria com a concessionária Equatorial Energia Pará.

Segundo as investigações, o desvio de energia na casa ocorria há cerca de oito meses.

No início da tarde, a autuada foi encaminhada à Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe).

O delegado Neyvaldo Silva, titular da Dioe, informou que a Polícia Científica constatou, por meio de perícia, o furto de energia e a autuada foi conduzida à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.

“Como o caso se enquadra em furto qualificado não há fiança, somente diante da Justiça. Ela deve permanecer na delegacia para realização de exame de corpo de delito e depois segue para o sistema penitenciário, no aguardo da manifestação do judiciário”, explica.

O crime de furto de energia elétrica qualificado prevê detenção de dois a seis anos de prisão, segundo o delegado.

“Fica aquela mensagem de as pessoas imaginarem que só o pobre furta energia, mas isso tem demonstrado que a classe alta também comete esse tipo de ação, que é desnecessária e pode até levar à prisão”, afirma.

Em nota, a Equatorial Pará disse que ligações clandestinas de energia elétrica, além de serem crime, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão.

O furto também pode causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão, segundo a concessionária.

A empresa disse ainda que “possui tecnologia de ponta que detecta quando há ligações clandestinas e em parceria com a Policia Civil realiza ações de combate ao furto de energia em todo o estado”.

Como denunciar

A Equatorial informou que possui plano de combate às perdas de energia e, para isso, mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização.

O trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e central de atendimento pelo número 0800 091 0196.

Por G1 Pará