Jarbas Vasconcelos participa da abertura do Ano Legislativo da Alepa

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foi representada pelo titular da pasta, Jarbas Vasconcelos, na Reunião Solene de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Pará, na manhã desta quarta-feira (02), em Belém. A cerimônia representou a abertura dos trabalhos parlamentares da Alepa neste ano.

Na ocasião, o governador do Estado, Helder Barbalho, apresentou a Mensagem do Governo do Estado ao Legislativo e fez um balanço dos seus três primeiros anos de gestão, apontando investimentos realizados até aqui e as perspectivas para 2022. Com relação à segurança pública, área de que a Seap faz parte, o governador Helder Barbalho ressaltou o trabalho intenso que o sistema de segurança pública como um todo tem realizado no sentido de reduzir a criminalidade no Estado.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, o Pará foi reconhecido como o Estado com a maior redução da violência pelo Monitor da Violência. “Em três anos, foram mais de 4.500 vidas preservadas. Registramos queda no número de mortes de agentes públicos e há mais de um ano não há ocorrência de roubo a banco. E ainda: nos roubos a coletivos, a queda é superior a 70%”, destacou o governador.

Helder Barbalho também destacou os concursos realizados para reforçar o contingente da segurança pública. São, ao todo, 3.134 novos policiais militares, 1.508 novos servidores na Polícia Civil, 405 bombeiros e 1.945 novos Policiais Penais, ligados à Seap. Com isso, 7 mil novos servidores irão fortalecer ainda mais a segurança da população do Estado.

“O aumento do efetivo é uma etapa importante na reestruturação e fortalecimento de todo o Sistema de Segurança Pública”, pontuou o governador. Ainda segundo ele, os investimentos em infraestrutura física e de inteligência, ainda na área da segurança pública, chegaram a R$ 230 milhões, com recursos próprios que viabilizaram, por exemplo, a renovação da frota, superando duas mil novas viaturas, e a ampliação dos sistemas de videomonitoramento.

Na próxima semana, no dia 8 de fevereiro, o governador do Estado realiza a entrega de três viaturas, além de equipamentos (como máscaras de gás, exoesqueletos e escudos balísticos) e kits de armamentos para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) da Seap. O grupamento, formado por 45 servidores, é voltado à realização da intervenção prisional com escolta armada, incluindo o policiamento do perímetro das unidades e complexos prisionais. Na ocasião, o Chefe do Executivo Estadual também vai assinar o decreto que aumenta de 60 para 100% a gratificação de risco de vida para todos os policiais penais paraenses, equiparando-os às demais forças policiais do Estado.

Por Seap

Foto: Seap