Detran realiza mutirão de exames para candidatos do CNH Pai D’égua

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou, neste sábado (15), um mutirão de exames práticos de direção específico para os candidatos matriculados no Programa Social CNH Pai D’égua. A ação objetiva adiantar o processo de conclusão de matrícula para os participantes do programa inscritos nas modalidades adição e mudança de categoria.

O exame é a última etapa para a obtenção do documento. Mais de 80 beneficiários do programa já estão com o agendamento realizado. Ao todo, 1.524 usuários estão matriculados nessas modalidades. A adição de categoria concede ao condutor o direito de conduzir veículos em mais de uma categoria, enquanto a mudança de categoria concede ao condutor o direito de dirigir veículo de categoria superior à atual.

Em ambos os casos, o condutor busca utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) principalmente para exercer a profissão de motorista. Em geral, processos dessa natureza implicam em um investimento de cerca de R$ 1 mil e com esta iniciativa, o condutor tem o serviço assegurado de forma gratuita. O Programa CNH Pai D’égua é uma iniciativa do Governo do Estado que objetiva garantir inclusão social a pessoas de baixa renda por meio da concessão gratuita da CNH.

No primeiro ano de execução do programa, 10 mil vagas foram ofertadas para beneficiários que desejam utilizar a habilitação para incrementar a renda. Os candidatos que foram reprovados no exame deste sábado poderão realizar o reteste, que serão aplicados a partir de sábado (22), no próximo mutirão, onde alunos terão direito a mais um teste gratuito. 

Foto: Detran