Zera a ocupação de leitos em Belém e capital fica sete dias sem registrar mortes por covid-19

Belém chega ao quarto dia consecutivo com ocupação zero de leitos para atendimento de pacientes com covid-19. Além disso, há exatos sete dias, o município não registra nenhuma morte causada pela doença. O resultado está diretamente ligado ao avanço da campanha de vacinação na capital, onde mais de 570 mil pessoas já tomaram as duas doses da vacina e cerca de um milhão recebeu a primeira.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é alcançar 70% de belenenses com o ciclo de imunização completo até o fim de outubro deste ano.

“A taxa de ocupação é zero tanto nos leitos clínicos quanto nos de Unidade de Terapia Intensiva (UIT). Esse é um dado animador, de muita esperança. Ao mesmo tempo, essa realidade nos inspira e obriga a termos, cada vez mais, cuidado com as medidas de prevenção individual, principalmente o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos. Essas medidas, junto com a vacinação, nos levarão ao controle da pandemia em Belém”, orienta o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra.

Vacinação assegura o recuo da pandemia

Para o secretário, a situação atual da pandemia em Belém está diretamente relacionada ao avanço da vacinação. “Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, com a primeira e, principalmente, a segunda dose, mais será possível conseguir diminuir a incidência de casos de Covid-19 e, principalmente, os casos mais graves que podem levar as pessoas à morte. É preciso lembrar que ainda estamos no curso de uma pandemia e que existem novas cepas do coronavírus sendo identificadas no mundo inteiro. Por isso, não podemos relaxar nos cuidados”, reforça.

A Sesma vem intensificando, desde a semana passada, a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Diversas faixas etárias foram convocadas a comparecer aos pontos de vacinação para completar o ciclo. Nesta segunda, 20, dia dos nascidos nos anos de 1988 e 1989, mais de 13 mil pessoas procuraram os pontos de vacinação para completar o ciclo de imunização. Na última semana, entre terça, 14, e sexta-feira, 17, 93,5 mil fizeram o mesmo.

Por Agência Belém

Foto: Edielson Shinohara/Agência Belém