O Hospital Wandick Gutierrez, em Barcarena-sede, foi selecionado pelo Ministério da Saúde, entre 25 núcleos no estado do Pará, para receber a implantação do Núcleo Hospitalar Epidemiológico. O projeto visa monitorar com maior propriedade, técnica e qualidade, doenças transmissíveis que afetem a população do município, tomando ações rápidas para evitar agravos, obtendo assim um controle.
A implantação do projeto foi anunciada durante visita técnica de equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), ao Hospital Wandick, nesta quinta-feira, 09. A equipe foi recebida pela secretária de saúde de Barcarena, Eugênia Teles, a diretora do Wandick, Cleise Jane, e profissionais da unidade, que irão atuar no Núcleo Hospitalar.
“O município receberá um recurso financeiro de R$ 300 mil reais para fortalecer esse núcleo que começa de imediato. Barcarena também ganhará um kit de computadores para facilitar o acesso da equipe que vai compor o núcleo. Além disso, nessa nossa visita técnica, trouxemos uma capacitação inicial para preparo da equipe”, explica a enfermeira da Sespa, Diana Lobato.
A conquista da escolha do Wandick Gutierrez pelo Ministério da Saúde e pela Sespa para esse investimento, deve-se aos números positivos que a unidade tem gerado em prol da saúde da população barcarenense, e será um avanço para a saúde pública, avalia a secretária Eugênia Teles. “Iremos trabalhar tudo o que for necessário para que esse serviço funcione da melhor forma. Abraçamos a proposta e iremos nos empenhar para obtermos bons resultados”, disse.
“O projeto vai nos ajudar a percebermos as maiores causas de internação, demandas de urgência, trabalhar com a educação em saúde, além de informar a rede de saúde quais as maiores incidências no nosso hospital. Estamos muito felizes pela conquista”, destaca a diretora do hospital, Cleise Jane.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena