A vacinação contra a covid-19 voltada aos trabalhadores que atuam nos sepultamentos nos cemitérios públicos da capital paraense foi iniciada na segunda-feira (22), pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e o Departamento de Necrópoles (Dane) da Prefeitura Municipal de Belém.
A ação ocorreu no cemitério do Tapanã; na necrópole Santa Izabel, no bairro Guamá; no cemitério Santa Isabel, no distrito de Icoaraci; e também no cenitério São Jorge, no bairro da Marambaia. No primeiro dia de imunização, foram vacinados 19 trabalhadores do Santa Izabel, seis do São Jorge, oito do Tapanã e seis de Icoaraci.
Eles foram imunizados com a 1ª dose entre as produzidas pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa chinesa Sinovac. A vacina foi aplicada no próprio local de trabalho. A segunda dose está prevista para o período entre 5 e 19 de abril.
Os trabalhadores foram incluídos após a solicitação do secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A justificativa é que os profissionais que desenvolvem atividades no cemitério, apesar de seguirem os protocolos de prevenção, estão sempre muito expostos aos riscos de contaminação pelo coronavírus.