Belém: pessoas procuram vacinas em datas sem vacinação

Reclamando de comunicação ineficiente da Prefeitura de Belém, algumas pessoas começaram a procurar por doses de vacina em datas sem nenhuma ação. Isso ocorreu nesta quarta-feira (17), segundo dia de lockdown na capital e região metropolitana. A falta de vacinas torna a campanha de imunização contra covid-19 em um lento desafio.

As datas de cada ação são específicas. A população precisa ficar atenta aos calendários e buscar informação antes de sair de casa. Afinal, o momento é de evitar sair de casa. Na segunda-feira (15), a Prefeitura de Belém já havia informado que a população precisa ficar atenta às datas de cada ação, que têm datas e horários específicos.

A próxima ação vai ocorrer na semana que vem: dia 23 de março, será data para segunda dose dos idosos nascidos de 1939 a 1941 em diante. Quem, nessa faixa etária, não tomou a primeira dose ou perdeu a data de segunda dose, poderá ir normalmente. Em nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reitera que “…a definição de um calendário de vacinação prévio da Covid-19 depende da disponibilidade de vacinas”.

“Porém, as remessas enviadas sob a responsabilidade do governo federal, via Ministério da Saúde, ao estado do Pará – ao qual cabe, por sua vez, a distribuição aos municípios – tem sido em pequena quantidade conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional”.

“Portanto, a estratégia estabelecida pela Sesma para imunizar a população de Belém é montar o cronograma de vacinação e as faixas-etárias beneficiadas em cada etapa a partir da quantidade de imunizantes existente. Esse cronograma vem sendo paulatinamente divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Belém e nos veículos de comunicação”, dizia a nota.