Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Esta quinta-feira (18) é o último dia de lockdown nas regiões do Baixo Amazonas e Calha Norte, no Pará. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB) em redes sociais neste início de noite (17). A prorrogação do bloqueio total foi descartada. Com isso, as duas regiões na fronteira com o estado do Amazonas deixarão a bandeira preta (lockdown) e retornarão à vermelha (risco alto para covid-19).
O governador justificou que “a mudança valerá a partir de sexta-feira (19) devido a estabilização dos casos de Covid, na região Oeste do Estado e também a reabertura do Hospital de Campanha, em Santarém, que ocorrerá nesta sexta-feira”. O prefeito Nélio Aguiar, de Santarém, ratificou a decisão de Helder.
Desde 1º de fevereiro Baixo Amazonas e Calha Norte estão em regime de lockdown, em cumprimento ao decreto estadual 800/2020, que alterou o bandeiramento de vermelho para preto, indicando zona de contaminação aguda, com medidas ainda mais restritivas. A medida foi adotada devido ao alto número de internações de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na região.