Prefeitura de Santa Izabel e Seap firmam acordo para oferta de trabalho para internos

Foto: Ascom/Seap

Participaram de uma reunião, na tarde de terça-feira (2), com o prefeito Evandro Watanabe e secretários do município de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém, representantes das pastas de saúde e reinserção social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), administrada por Jarbas Vasconcelos.

Na ocasião, foram assinados três Termos de Compromisso, firmando um acordo para que Estado e Município trabalhem juntos em prol de melhorias para o sistema penitenciário paraense. Um termo é voltado para a adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa Privada de Liberdade (Pnaisp); outro para contratação de mão de obra prisional para limpeza e manutenção de ruas da cidade de Santa Izabel.

O último para criação de um Polo Industrial no Complexo Penitenciário de Santa Izabel. Na cidade, está localizado o Complexo Penitenciário de Santa Izabel, onde há 10 casas penais do Estado. São aproximadamente 5.298 pessoas privadas de liberdade custodiadas. Este é o total de presos a serem beneficiados com a parceria entre o órgão e a prefeitura.

Para o trabalho, a Seap oferece presos qualificados para exercer diversas atividades profissionais, como marcenaria, serralheria, pintura, corte e costura, entre outras. Empresas e órgãos públicos interessados na contratação devem procurar a Diretoria de Reinserção Social da Seap para formalização de um convênio.

“Temos uma equipe de segurança altamente preparada, por isso, o sistema está muito controlado. Mas segurança não é o único fator que move o sistema, a saúde e a ressocialização são fundamentais. As equipes da prefeitura e da Seap vêm fazendo coisas muito boas, por isso, é importante conversarmos e desenvolvermos mais coisas boas juntos. São as melhorias para o sistema penitenciário e toda a sociedade”, disse o secretário Jarbas Vasconcelos.