Home BACANA NEWS Trio de irmãos que estudou na mesma sala cola grau pela UFPA em Limoeiro do Ajuru

Trio de irmãos que estudou na mesma sala cola grau pela UFPA em Limoeiro do Ajuru

Trio de irmãos que estudou na mesma sala cola grau pela UFPA em Limoeiro do Ajuru

Foto: Reprodução

Por G1 Pará

A formatura no ensino superior é sempre motivo de festa para uma família e na casa dos Novaes dos Santos teve comemoração em dose quádrupla! No último sábado (28) foi realizada a cerimônia de colação de grau dos irmãos Odivan (46), Osvaldino (44), Odair (36) e da esposa do caçula, Maria Rosileide em Limoeiro do Ajuru, no interior do Pará. Todos estudaram na mesma classe e formaram juntos no curso de Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Fechamos um acordo que um tinha que ajudar o outro nos estudos. Inclusive, os professores que vinham dar aulas, achavam isso bom, porque nunca deixamos um colega com dificuldade, a turma era muito unida”, conta Odair, professor do 1º ao 4º ano em uma escola municipal.

Os mais novos professores de Limoeiro do Ajuru fazem parte de uma família de 10 irmãos. Todos são vizinhos, moram em casas construídas dentro do sítio dos pais, no km 5 da BR-422, zona rural. “Meu pai sempre nos incentivou a estudar, fez o maior sacrifício para que pudéssemos estudar, temos irmãos da área da saúde e no magistério”, conta Odair.

Segundo o professor, a falta de oportunidade de emprego no interior faz com que uma das poucas opções seja o funcionalismo público. Odair fez concurso para vigia e passou, mas logo percebeu que não era sua área e resolveu seguir os passos dos irmãos mais velhos e fazer o curso de magistério para dar aulas.

Com todos concursados na área da educação municipal, surgiu a oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia para professores da Educação Básica pelo Parfor, um curso voltado para qualificação dos docentes em exercício em sala. Os cursos nessa modalidade exigem muito esforço do aluno, que além de trabalhar, precisa passar as férias estudando pela manhã e tarde.

“Todos nós vimos uma oportunidade, não podíamos deixar de ingressar e fomos todos selecionados. Estudar juntos nos deu uma força maior! Além de trabalhar como professor, saia desse período de trabalho para logo estudar, era muito cansativo”, lembra Odair, pai de um menino de 6 anos

“Meu filho tava com de um ano e meio. Quando ele adoecia, tinha que deixar na casa da mamãe. Mesmo com as dificuldades, nos juntamos e dissemos que não podíamos desistir, alguns colegas desistiram”, conta ainda.

Mas todo esforço valeu. Os irmãos vão ganhar um aumento salarial da prefeitura pelo diploma de ensino superior e seguem o plano de continuarem unidos. “Queremos fazer uma especialização todos juntos de novo”, revela Odair.

“Nossa colação foi sábado (28), comemoração domingo (29) e segunda-feira (30) já estava trabalhando. Agora é minha vez, tenho obrigação de repassar os conhecimentos que a universidade me passou para os meus alunos”, ressalta o professor Odair.