Foto: Reprodução
Por Monique Costa, DOL
Trabalhadores estão preocupados a situação de uma ponte de madeira que desabou parcialmente na manhã desta sexta-feira (16), na feira do Porto da Palha, bairro da Condor, em Belém.
Algumas pessoas que trabalham no local, que preferem não serem identificadas, procuraram nossa equipe para relatar a situação precária em que vivem.
“Tá desabando devagarinho, sabe. Fico com muito medo pelas pessoas que trabalham aqui. Não estou falando nem pelas perdas materiais que iremos ter, mas pelas vidas que estão ameaçadas se isso aqui desabar completamente”, conta uma senhora que trabalha no local.
Ainda de acordo com os trabalhadores, diversas pessoas já caíram devido ao desgaste da estrutura, e eles reivindicam pra que a ponte seja concertada com urgência.
Nas fotos, é possível perceber a madeira podre, a quantidade de entulhos, e o grande fluxo de pessoas que passam por cima dos pedaços que restaram.
DESCASO
Segundo os moradores, pedidos de manutenção da ponte e reparos no local já foram feitos à Prefeitura, mas até agora nada foi feito.
“A Prefeitura já veio aqui, fizeram levantamentos, mas nada foi feito. Eles comentam que a prefeitura trabalha com prazos, e eles comentaram que a feira será remanejada pra outro lugar. Dizem que vão fazer um trabalho só. Mas enquanto isso não acontece, acredito que eles tem que concertar aqui pra que a gente possa trabalhar com mais dignidade e sem risco de morte”, explica a moradora que trabalha na feira há mais de 30 anos.
A reportagem do DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém para saber o que será feito sobre o caso. E em nota, a Prefeitura de Belém informou que técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo estiveram nesta sexta-feira (16) no local e fizeram uma vistoria para levantamento das necessidades. A prefeitura ressaltou ainda que possui projeto para o trapiche do Porto da Palha, mas aguarda recurso para iniciar a obra.