Home DESTAQUE Sentença de juiz da Vara da fazenda pública diz que nomeação de Izabela Jatene feita pelo pai foi ilegal

Sentença de juiz da Vara da fazenda pública diz que nomeação de Izabela Jatene feita pelo pai foi ilegal

Sentença de juiz da Vara da fazenda pública diz que nomeação de Izabela Jatene feita pelo pai foi ilegal

Foto: Arquivo/Agência Pará

Sentença do Juiz titular da 5ª Vara de Fazenda Pública e Tutelas Coletivas de Belém, Dr. Raimundo Rodrigues Santana, declarou a nulidade do ato de nomeação da filha do ex-governador Simão Jatene, Izabela Jatene de Souza, para exercer cargo de Secretária Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais.

A nomeação realizada em 16.03.2015 foi declarada totalmente ilegal, pois estaria comprovado nos autos que a criação da Secretária Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais desbordou inteiramente da ordem jurídico-administrativa constitucional, contida no art. 37 da Carta Federal. Essa circunstância foi agravada pelo nepotismo na nomeação da própria filha do então governador para ocupar o cargo de secretaria. Nas palavras do juiz, “uma ilegalidade foi sucedida por um flagrante atentado à moralidade administrativa”.

Por essa razão tanto o pai quanto a filha foram condenados a restituírem ao erário o valor, corrigido, correspondente aos vencimentos que Izabela recebeu, na condição de Secretária Extraordinária de Estado de Integração de Políticas Sociais, durante o período em que ocupou o referido cargo.

Da decisão, lógico, cabe recurso.