Home BACANA NEWS Samaumeiras retiradas da BR serão replantadas no Viaduto do Coqueiro

Samaumeiras retiradas da BR serão replantadas no Viaduto do Coqueiro

Samaumeiras retiradas da BR serão replantadas no Viaduto do Coqueiro

Foto: Reprodução

As duas Samaumeiras está começando a ser retirada da BR-316 e serão replantadas em uma das pétalas do Viaduto do Coqueiro, em Ananindeua. O trabalho é necessário já que essas árvores estão no corredor das obras da Nova BR e interferirão diretamente na construção de estações de passageiros, faixas de via expressa e calçadas. A vegetação que não interfere será mantida.

Mas é bom destacar que o atual governo estadual – que diga-se está fazendo a questão de continuar a obra (que ainda nem tinha começado e iniciado pelo Governo Helder) deixada pelo Jatene – está tendo a iniciativa de replantar estas árvores em outras áreas.

Pois, o projeto original previa o corte com supressão vegetal das duas árvores localizadas na altura do km 3 da rodovia, porque elas estão na faixa de domínio das obras, mas o atual governo decidiu por retirar as árvores e replantar em um novo local.

Além disso, a Nova BR vai ganhar um novo paisagismo que conta com 26 diferentes tipos de árvores e 1.594 mudas que serão plantadas ao longo do canteiro central e lateral da rodovia. Entre as espécies que serão plantadas no corredor da BR estão cuiarana, chuva de ouro, ipê amarelo, jatobá e palmeira imperial, além da Ananin, que é nativa do município de Ananindeua – todas de médio e grande porte, nativas e protegidas.