Home BACANA NEWS Preamar de Fé abre programação cultural do Círio 2020

Preamar de Fé abre programação cultural do Círio 2020

Preamar de Fé abre programação cultural do Círio 2020

Foto: Ascom/Secult

Um dia após o anúncio da Arquidiocese de Belém sobre o novo formato do Círio 2020, o Governo do  Pará levou aos lares paraenses um programa especial: o Preamar da Fé. A atração, transmitida ao vivo do Theatro da Paz, foi exibida nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) com entrevistas exclusivas sobre a festividade nazarena e cantos marianos com artistas paraenses.

Secretária de Cultura, Ursula Vidal informou que o Preamar da Fé terá música e informação nos meses de setembro e outubro. “O Círio 2020 será diferente para os devotos e devotas de Nossa Senhora, para nós, da Secult, mas a gente inicia essa linda parceria com a Rede Comunicação de Cultura. Estamos desafiados a fazer um Círio mais reflexivo, com nossas famílias, mas também marcado pela força da cultura paraense que está tão misturada nessa festa de devotos”.

Os telespectadores da TV Cultura e internautas tiveram acesso a informações completas sobre a programação nazarena em 2020. O Preamar da Fé entrevistou os organizadores da festividade como o reitor da Basílica Santuário, o padre Luís Carlos Gonçalves; presidente da Diretoria da Festa de Nazaré, Albano Martins; diretor coordenador do Círio, Guilherme Azevedo; diretor coordenador da Guarda de Nazaré, o professor João Carlos Pereira.

“Foi emocionante, desde o local, a programação, a proposta. Acho que coroa o anúncio que fizemos agregando futuro ao Círio que também é um evento cultural, além de religioso, então, para nós, é um motivo de satisfação de alguma forma poder contribuir e perceber que o anúncio (cancelamento das procissões), embora impactante foi recebido com carinho. Então isso é importante e juntos a gente vai construir um Círio diferente”, afirmou Albano Martins.

As entrevistas do programa foram acompanhadas por apresentações artísticas em homenagem à Virgem Maria, como a do tenor Atalla Ayan e das cantoras Alba Mariah e Gigi Furtado. Quem também subiu ao palco foram as cantoras Gigi Furtado e Lucinnha Bastos.

“Fiquei tão emocionada com o convite e mais ainda de voltar a pisar no Theatro da Paz, cantar com os músicos, técnicos e o público, que nos acompanhou pela TV. Achei uma iniciativa maravilhosa, de uma sensibilidade, de um respeito enorme. E o Círio do paraense está dentro dele. Que essa seja só uma das primeiras iniciativas e que venham outros encontros”, disse a cantora Lucinnha Bastos.

Por Agência Pará