Home BACANA NEWS Operação Verde Brasil fecha quatro madeireiras em São Félix do Xingu

Operação Verde Brasil fecha quatro madeireiras em São Félix do Xingu

Operação Verde Brasil fecha quatro madeireiras em São Félix do Xingu

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Por G1 Pará

Uma operação conjunta da Polícia Federal, Ibama, Instituto Chico Mendes e Polícia Militar fechou quatro madeireiras clandestinas nesta terça-feira (22), em uma localidade conhecida como “Vila Sudoeste”, a 270 km da sede do município de São Félix do Xingu, sudeste do Pará. A ação faz parte da Operação Vede Brasil, que combate o desmatamento na região da Terra Indígena Trincheira Bacajá, que faz divisa com a Vila Sudoeste.

Segundo a polícia, os proprietários das madeireiras foram identificados e devem responder por crimes ambientais. Máquinas como tratores e equipamentos das serrarias foram apreendidos, além de grande quantidade de toras e madeira serrada, incluindo espécies de corte proibido, como a castanheira.

O Ibama e o ICMbio ainda estão contabilizando o volume total de madeira apreendida e devem tomar providências para que as madeireiras sejam fechadas em definitivo.

As Forças Armadas iniciaram no dia 28 de agosto o combate a focos de incêndios florestais no Pará. O Exército está atuando em áreas de preservação atingidas pelas queimadas. Segundo o Exército, a ação no estado faz parte da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), com objetivo de controlar as queimadas na Amazônia.

Desde o início da Operação Verde Brasil, dezenas de ações já foram realizadas no combate efetivo às queimadas e ao desmatamento da floresta amazônica.

‘Dia do fogo’

Na terça-feira (22) a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas e estabelecimentos de fazendeiros e empresários que estariam envolvidos com o ‘dia do fogo’, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará. As investigações sobre os incêndios florestais começaram após um veículo local divulgar informações sobre o evento criminoso que ocorreu no dia 10 de agosto, e logo tomou repercussão nacional.

Em agosto, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a prática de incêndios criminosos no sudeste e sudoeste do Pará e identificou três irmãos fazendeiros suspeitos de provocar queimadas em uma área de floresta nativa em São Félix do Xingu.

As investigações sobre o caso continuam. As suspeitas são de crimes ambientais, devido à provocação de incêndios e de associação criminosa por conta da organização promovida para cometer os crimes.

*Com informações de Ingo Muller, do Núcleo de Rede da TV Liberal.