Foto: Fernando Torres
Por DOL
Teve fim a principal romaria do Círio de Nazaré 2019, por volta das 11h30 deste domingo (13), após quatro horas e meia da procissão que levou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral de Belém até a Basílica Santuário. O Círio é considerado um dos mais rápidos da história.
Entre os momentos de emoção e homenagens, o percurso também foi marcado, infelizmente, pelo corte da Corda em duas estações, a primeira e a terceira, nas proximidades do edifício Manoel Pinto da Silva. Câmeras da RBATV flagraram o tumulto e a briga de um grupo de promesseiros por um pedaço de corda.
O corte antecipado ocorreu, mais uma vez, em detrimento a diversas campanhas realizadas pela diretoria do Círio nas redes sociais, pedindo para que um dos principais símbolos da procissão não fosse cortado.
Outro momento que marcou a procissão deste ano foi o atrelamento da Corda à berlinda. A ação, que deve ocorrer de forma cirúrgica e rapidamente, durou exatos 26 segundos.
CÍRIO 2019
A programação dominical do Círio de Nazaré teve início às 5h30, quando Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, convidado pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, deu início a missa campal da romaria principal do Círio de Nazaré.
Por volta das 7h, a 227 edição da procissão foi iniciada, e a imagem de Nossa Senhora ganhou as ruas de Belém em mais uma manifestação de fé.
Veja a procissão e as fotos:




