Foto: PixaBay
Por Beatriz Manarte, Revista Bacana – Janeiro/2020
Não é de hoje que sabemos que o abacate faz bem para a saúde. Essa fruta tem um alto valor nutritivo e promove diversos benefícios para o organismo. O fruto verde é rico em Vitamina E, A, B1, B2, Gorduras monoinsaturadas, Cálcio, Ferro, Potássio, Fósforo e Magnésio.
O abacate atua em nosso organismo de diversas formas, como explica a Nutricionista Ingrid Ramos, Especialista em Nutrição esportiva e estética. “O abacate tem poder Antioxidante, pois é rica em carotenoides que auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, contribuindo na preservação das células do corpo. Esse benefício pode ser obtido a partir da inserção de pelo menos 150 gramas desse alimento. Além disso, o abacate proporciona o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a redução do colesterol LDL, o colesterol ruim. Ele reduz a quantidade do hormônio beta-sitosterol e é capaz de inibir a absorção do colesterol dietético”, destaca Ingrid.
Segundo a nutricionista, a fruta ajuda na redução do estresse, pois contém uma substância chamada glutationa, a qual reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. O excesso desse hormônio também dificulta o processo de redução de peso. A glutationa também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado, fazendo assim da melhor eliminação de toxinas. A nutricionista Ingrid acrescenta ainda que o abacate pode ser consumido a vontade. “É uma fruta que pode ser incluída em qualquer uma das refeições, mas quando consumida no período da noite traz mais benefícios quanto a melhora do sono e diminuição do estresse”, afirma.
Nas refeições
“Pode ser consumido de forma in natura, vitaminas, nas saladas, ou mesmo em receitas quentes, porém recomenda-se que seja preparado com a menor temperatura e menor tempo possível, para evitar os danos da alta temperatura aos ácidos graxos saudáveis”, salienta a especialista Ingrid Ramos.
Sem desperdícios
Para Ingrid os principais nutrientes estão nas partes que jogamos fora. “Os fitonutrientes do abacate estão mais concentrados em partes que geralmente não comemos, que são a casca e a semente, ou caroço. Na parte da polpa mais próxima à casca podemos encontrar mais nutrientes do que nas partes centrais, por isso recomenda-se que ao descascar, seja aproveitada o máximo possível essa polpa próxima à casca. Uma forma de fazer isso é descascando com as mãos, como uma banana. Para isso, basta cortar o abacate longitudinalmente em quatro partes e depois puxar a casca com o indicador e o polegar. Isso irá preservar boa parte da polpa que tem uma coloração mais escura e é rica em fitonutrientes presentes também na casca”, sugere.
Como escolher o Abacate em qualquer lugar
Dicas da nutricionista Ingrid Ramos para acertar na escolha do fruto
Cor: A inspeção de cor. Existem algumas variedades de abacate. Cada fruto terá ligeiras variações na cor em todo o processo de amadurecimento. A maioria das variedades estão boas quando o tom estiver um verde mais escuro.
Toque: Depois da avaliação de cor é hora de inspecionar se o fruto tem “machucadinhos” ou amassados. Não queremos frutos assim.
Teste do cabo: Uma das maneiras mais simples para detectar se um abacate está maduro, sem sequer se preocupar com cor é inspecionar o “fundo”. Cuidadosamente coloque o polegar sobre o “umbigo” do fruto (onde ele foi separado do tronco). Se você conseguir tirar o “fundinho” para fora facilmente, o abacate está maduro e pronto para comer. Se o “fundinho” continua teimosamente intacto, a fruta foi tirada muito cedo do pé. Quando o abacate amadurece naturalmente, esse “fundinho” cai por conta própria.
Agite o fruto, suavemente: O abacate é uma fruta que só fica madura após ser colhida, então quando for comprar de uma boa sacudida e se o caroço estiver solto significa que a fruta ainda esta verde e precisa amadurecer.
Sugestão de olho: “O abacate tem poder Antioxidante, pois é rica em carotenoides que auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno, contribuindo na preservação das células do corpo. Esse benefício pode ser obtido a partir da inserção de pelo menos 150 gramas desse alimento.”
O que ele tem?
(Em 100 gramas do fruto)
Energia.……………………. 96 cal
Proteínas.…………………….1,2 g
Carboidratos……………………6 g
Fibras…………………………6,3 g
Potássio……………………206 mg
Magnésio……………………15 mg
Gordura monoinsaturada……4,3 g
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO)